sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Sede pelo Todo-Poderoso

Quando descobri que Deus queria ser conhecido e que prosseguíssemos em conhecê-lo (Os 6:3), que Ele odeia a indiferença (Sf 1:6) daqueles que não o buscam e nem ao menos perguntam por Ele.
Então parti para uma caça alucinada ao Todo-Poderoso. Agora eu sabia da sua vontade muito grande de se mostrar para mim, mesmo se escondendo (eis um paradoxo, Is 45:15), isso é um mistério: Deus se esconde, mas quer que o encontremos e que tenhamos comunhão com Ele nós não podemos ver a face de Deus mas podemos ver a semelhança da sua glória como Ezequiel (cap 1 ), Moisés (Ex 33:23) e outros...
As vezes as pessoas me perguntam através do site, de e-mails e pessoalmente: E aí? Moisés viu ou não viu o rosto de Deus? Claro que não ele só viu a semelhança de sua glória, respondo
“Buscai-me e vivei...” Frase achada em (Am 5:4,6) soou forte em mim, era uma questão de vida ou morte. Ou eu o encontraria e, portanto viveria; caso contrário morreria, não morreria carnalmente naqueles momentos, mas meu espírito poderia exaurir-se e definhar e assim implorava por mais de Deus.
Não me contentaria somente com o que eu já tinha, a chama acesa no meu coração ardia muito, eu queria achá-lo, eu queria encontrá-lo a qualquer custo e numa certa manhã sedento por Deus acordei, levantei da cama e apontei meu dedo para o céu e disse:
“Vou te encontrar, não importa onde te escondes, vou te encontrar...”
Eu sabia que iria encontrá-lo porque Ele não é a aquele pai que dificulta ao seu filho encontrar quando se esconde.
Da mesma maneira como diz no livro descobridores de Deus de Tommy Tenney: o momento mais gostoso para nós e para Deus é o momento do encontro. Acredito que o esconder é só o aperitivo.
O ato de querer encontrar Deus e poder fazer perguntas para Ele é algo que qualquer um queria, é uma das maiores angústias do homem é não poder ver Deus, entenda, por favor, essa angústia sendo tanto espiritual, psicológica quanto filosófica aquela angústia postulada pelos filósofos existencialistas Sartre, kierkegaard, Marcel e outros.
Agora imagine eu um teólogo-filósofo e ainda por cima pentecostal, acredito que você deve ter uma idéia do que está saltitando dentro de mim quando o busco e o persigo.
A curiosidade epistemológica do filósofo, a loucura dum teólogo em querer ver Deus e a busca frenética de um pentecostal pelos sinais, prodígios e maravilhas.
Juntando tudo isso dá uma salada fenomenológica, um entrelaçar de conhecimento e um labirinto vivificante com curvas de dúvidas e contornos de respostas.
Quando falo disso a angústia de não poder vê-lo e a ciência de saber que Ele quer se mostrar para mim se misturam num despejar de frisson e volúpia no meu coração jorrando dos meus dedos que agora escrevo e da minha boca quando falo com meus amigos e irmãos sobre tudo que diz respeito a Ele, ao Deus das novidades

Entendendo isso e conhecendo Deus desta maneira a sede aumentava como a de Davi:

“Como o cervo anseia pelas correntes das águas, assim a minha alma anseia por ti, ó Deus!
A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e verei a face de Deus?” (Sl 42:1-2)


Veja que palavras do salmista... para referi-las somente um sedento por Deus.
Eu sei que muitos nem perguntam por Ele, mas o que importa isso para nós? Não temos nada a ver com isso.
Nós queremos é Deus acima de tudo, e ver seu rosto é o nosso maior desafio, quanto a nós... por favor SENHOR! Queremos a tua face! Anelamos por ti! Desejamos-te noite e dia, onde está, por favor, eu imploro, onde estás!

“Anda na minha presença e sê perfeito”


Assim disseste a Abraão.
Mas como andar? Onde te encontrar? Como poderíamos adentrar no mais recôndito da tua intimidade?
Se achasse graça diante dele com certeza a coisa mudaria Moisés alcançou e olha que Deus disse a ele em Ex 33:

"Se eu, pois, tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que agora me mostres os teus caminhos, para que eu te conheça, a fim de que ache graça aos teus olhos; e considera que esta nação é teu povo".

Respondeu-lhe o Senhor: Eu mesmo irei contigo, e eu te darei descanso.
Respondeu-lhe o Senhor: Eu farei passar toda a minha bondade diante de ti, e te proclamarei o meu nome Jeová; e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia, e me compadecerei de quem me compadecer.

Em rápidas palavras, Moisés saboreou do que é mais excelente daquele que habitou a sarça, vejamos:
1- Achou graça diante de Deus;
2- Deus iria com Ele (e não um anjo como outrora);
3- Deus daria descanso;
4- Viu passar toda a bondade do Todo-Poderoso;
5- E viu as costas de Deus (leia-se a semelhança da glória de Deus)

Aleluia! Era isso que procurava com lentes potentes eu teria que encontrar e entreguei tudo a Ele largueia política, os grandes concursos, a única coisa que de fato faço questão é a sua presença, estaria eu chegando lá?
Na vereda da curiosidade continuei caminhando e no labirinto da morada do Todo-Poderoso estava eu adentrando, minha missão agora seria chegar lá e entrevistá-lo fazer todas as perguntas que eu tinha compilado nos meus trinta anos de fé, e não somente a minha, mas a sua que está lendo também, com certeza absoluta as minhas perguntas também são e serão as suas perguntas.
A missão só estaria totalmente completada se eu também obtivesse as respostas.
Mas por onde começaria?

Nenhum comentário:

Postar um comentário