sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

PROFETISAS DA ESCRITURA - MIRIÃ

Êxodo 15.20-21
20 Então Miriã, a profetiza, a irmã de Arão, tomou o tamboril na sua mão, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamboris e com danças.
21 E Miriã lhes respondia: Cantai ao Senhor, porque gloriosamente triunfou; e lançou no mar o cavalo com o seu cavaleiro.


Miriã, a primeira mulher na Escritura a ser chamada de profetiza, é mais conhecida por ter sido a irmã mais velha de Moisés. Foi ela quem ficou à margem observando a cesta nos juncos do rio Nilo na qual estava seu irmão. Miriã teve a presença de espírito de sugerir à princesa egípcia que chamasse uma hebréia para cuidar do bebê, e a escolhida foi a própria mãe de Moisés.

Oitenta anos se passaram. Miriã é uma anciã agora, mas ainda possui discernimento espiritual. Ela ainda possui características de liderança. Ela gosta de música e toca seu tamboril para acompanhar seu cântico. A canção dela é o refrão de um longo hino de livramento que Moisés e os filhos de Israel cantam ao Senhor, o qual os fez atravessar o Mar Vermelho em segurança e depois afogou os inimigos deles. Ela liderou as mulheres – e não o povo em geral. Ela as liderou no louvor ao Senhor. “E todas as mulheres saíram atrás dela com tamboris e com danças”, obviamente por livre e espontânea vontade! Ninguém foi coagida a segui-la.

Que notável exemplo Miriã é, em especial para as irmãs idosas de hoje! O coração dela estava cheio de louvor a Deus. Ela mesma estava ocupada com aquilo que o Senhor fazia. E não hesitou em expressar tais coisas com criatividade. A boca de Miriã falou do que abundava em seu coração. A canção dela não era complicada nem confusa. E nem tinha de ser! Deus a valorizou e a honrou. Centenas de anos mais tarde, em Miquéias 6:4, Ele lembrou Israel:

Miquéias 6.4
4 Pois te fiz subir da terra do Egito, e da casa da servidão te remi; e enviei adiante de ti a Moisés, Arão e Miriã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário