quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

2008 - O ano em que a Bíblia invadiu o Brasil

Programação do Ano da Bíblia é considerada um sucesso em termos de distribuição das Escrituras e incentivo à leitura da Palavra de Deus.


O ano de 2008 já acabou, mas certamente deixou marcas que o tempo não vai apagar. E, se “céus e terra passarão, mas a Palavra de Deus não há de passar”, alguns frutos do ano passado também serão eternos. Consagrado pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) como o “Ano da Bíblia”, 2008 assistiu a uma série de promoções, programações e eventos que deixaram gravado o conteúdo das Escrituras no coração de milhões de brasileiros. Com o lema “A Bíblia – Um livro para todos”, baseado no texto de Isaías 40.8, o Ano da Bíblia alcançou plenamente os seus objetivos, como mobilizar a sociedade e a família brasileiras para a importância da leitura do Livro Sagrado e a preservação e transmissão da cultura bíblica. Dois mil anos depois que o último autor bíblico colocou o ponto final na mensagem revelada, milhões de brasileiros tiveram sua mente e coração despertados para esse tesouro espiritual que atravessa os séculos.


O Ano da Bíblia celebrou o 60º aniversário da SBB e o bicentenário da impressão e distribuição, no Brasil, dos primeiros textos sagrados em português. A mobilização pode ser considerado um sucesso em termos de distribuição de bíblias, novos testamentos e porções das Escrituras. Só de exemplares completos, foram distribuídos exatamente 5.685.240 (ver quadro). “Esse ano especial mobilizou mais de 3,2 mil líderes cristãos e milhões de crentes em todo o país”, celebra o pastor Eude Martins, coordenador do Ano da Bíblia.


Ele lembra que os comitês estaduais permitiram a capilarização das atividades temáticas – caso da Bíblia Manuscrita, realização inédita no país, através da qual qualquer pessoa pôde sentir a emoção de escrever a Palavra de Deus. O projeto ainda continua em execução e, no fim, serão 29 edições da Bíblia estaduais e duas nacionais. Uma destas será doada à Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro e a outra ficará no Museu da Bíblia, mantido pela SBB em Barueri, na Grande São Paulo.


Marca histórica - “ Um grande momento deste ano foi quando alcançamos a marca de 80 milhões de exemplares de bíblias e novos testamentos impressos”, comemora Eude. “Foram quase 6 milhões de sementes espalhadas em nosso país. Em nenhuma outra nação, em todo mundo, em apenas um ano, foram distribuídas tantas bíblias. Deus seja louvado por essa grande semeadura de sua Palavra”, comemora o pastor Erní Seibert, secretário de Comunicação Social da SBB. “O Ano da Bíblia superou todas as nossas expectativas e planos. ”


O Ano da Bíblia também estimulou as comemorações do Dia da Bíblia, celebrado no segundo domingo de dezembro. Muitas vezes negligenciada pelos evangélicos, a data foi celebrada em igrejas de norte a sul do Brasil com eventos, passeatas e celebrações festivas em homenagem às Sagradas Escrituras. Além disso, foram realizadas sessões solenes em órgãos públicos em homenagem à Palavra de Deus, promoção de seminários de ciências bíblicas em diversas localidades e o IV Fórum de Ciências Bíblicas no Museu da Bíblia, que também abrigou a exposição Os caminhos da Bíblia no Brasil.


Por: Sammis Reachers
http://veredasmissionarias.blogspot.com - São Gonçalo - RJ
sammisreachers@ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário